Com um início de verão atípico, com chuva e temperaturas abaixo das usuais, os soldados da paz têm vivido momentos de acalmia no que concerne a intervenções no contexto de fogos florestais.
No entanto, Paulo Oliveira, Comandante dosBombeiros Voluntários de Vizela (BVV), garante que a cooperação está preparada para o combate às chamas, só lamentando que a zona de mato, em terrenos que são particulares, não esteja limpa, o que poderá dificultar a intervenção dos bombeiros.
“Depois do que ocorreu em 2013, este ano, o S. Pedro tem, realmente, colaborado connosco, pois as condições meteorológicas têm ajudado à redução do número de incêndios.
Ficamos sempre satisfeitos pelo facto dos BVV não terem trabalho, pois é sinal de que não há área florestal a arder, nem casas em perigo”, começou por dizer Paulo Oliveira, em declarações à Rádio Vizela.
Mas será que a população de Vizela tem tido o cuidado devido com a limpeza dos terrenos de forma a prevenir os incêndios e os estragos que estes podem provocar? O Comandante dos BVV é da opinião de que “as pessoas vão ganhando, de ano para ano, mais consciência dos cuidados a ter, nomeadamente, na limpeza do terrenos que circundam as suas habitações”.
Contudo, o mesmo não se verifica no interior da floresta. “Verificamos o abate sem controlo, porque não há legislação que o faça”, salientou o responsável. Desta feita, e segundo o Comandante Paulo Oliveira, “o interior das matas continua sem ser limpo, o que pode provocar bastantes perigos, principalmente, depois de um inverno bastante chuvoso”.
Fonte: radiovizela
Sem comentários:
Enviar um comentário