A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave está a entregar às corporações de Bombeirosequipamentos de proteçãoindividual. João Ilídio Costa, presidente da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela (RAHBVV) ainda aguarda que a corporação vizelense possa receber os referidos equipamentos.
“Aquisição de Equipamentos de proteção Individual para Combate a Incêndios em Espaços Naturais” é o nome dado a esta operação da CIM do Ave e que resulta de uma candidatura ao Programa Operacional de Valorização Territorial.
Numa nota de imprensa enviada para a Rádio Vizela, a CIM do Ave explica que os corpos de Bombeiros já começaram a receber os equipamentos de proteção individual na sexta-feira, dia 09. “Neste contexto, os corpos de bombeiros do Ave receberam novos capacetes, botas e cógulas, ficando a aguardar a entrega do restante material que se concretizará até ao final do mês de agosto”, refere o comunicado.
O objetivo refere a CIM do Ave, “é a melhoria do sistema nacional de Proteção Civil e o aumento da sua resiliência, designadamente através do reforço de equipamentos de proteção civil contribuindo para uma maior segurança e maior eficácia no combate aos incêndios em espaços naturais”.
A operação em causa abrange os concelhos de Vizela, Cabeceiras de Basto, Fafe Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Vila Nova de Famalicão.
Ainda de acordo com a CIM do Ave, trata-se de um investimento global superior a 180 mil euros, sendo o projeto financiado em 85% pelo POVT (Programa Operacional de Valorização do Território), e conta com comparticipação nacional repartida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (7,5%) e pelos oito Municípios da região (7,5%).
As entregas já se iniciaram em todos os Municípios, incluindo o de Vizela.
No entanto, contactado pela Rádio Vizela no início da semana, o presidente da RAHBVV, João Ilídio Costa, disse que a corporação de Vizela ainda não recebeu nenhum equipamento, e que a informação de que dispunha na altura era a de que os equipamentos seriam entregues até ao final de agosto, contudo desconhecia qual a data em concreto para a entrega.
Fonte: Radio Vizela
Sem comentários:
Enviar um comentário