Simulacro Evidencia Qualidade dos Meios de Salvamento na Ribeira Grande - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 22 de julho de 2014

Simulacro Evidencia Qualidade dos Meios de Salvamento na Ribeira Grande

“O simulacro a que assistimos nas piscinas colocou em prática os meios de salvamento disponíveis e mostrou que estão bem oleados. As pessoas podem vir à Ribeira Grande porque a segurança dos banhistas está assegurada”, disse.

Alexandre Gaudêncio não regateou elogios ao desempenho dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande e dos nadadores-salvadores em serviço na época balnear, vincando, a propósito, que “esta prova de conhecimentos e competências foi ganha e ficou demonstrada a qualidade de intervenção no salvamento.”

O autarca destacou também a “relação de proximidade com os Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande e a Capitania que tem permitido reforçar, de uma forma generalizada, o sentimento de segurança nas zonas balneares do concelho”, nomeadamente nas piscinas municipais e praias de Santa Bárbara e Porto Formoso.

O primeiro simulacro de nadadores salvadores da costa norte testou os meios de salvamento em três cenários: queda na piscina com perda de consciência, mergulhador às lapas em dificuldades e surfista estrangeiro a debater-se na forte ondulação. As ações de salvamento foram apoiadas por um semirrígido e uma mota-de-água e juntaram cerca de uma dezena de efetivos.

Para o sucesso do simulacro contribuiu, também, a recente construção de uma rampa que permite o acesso rápido das motas-de-água ao mar, estrutura que ajuda bombeiros e nadadores-salvadores a ganharem tempo que se pode revelar determinante para o sucesso das intervenções.

Fonte: Radio Atlantida

Sem comentários:

Enviar um comentário