Município de Caminha Apresenta Soluções para Bombeiros - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 1 de julho de 2014

Município de Caminha Apresenta Soluções para Bombeiros


O presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, vai propor ao executivo, já na próxima semana, a atribuição de um valor extraordinário imediato, de 15 mil euros, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, para fazer face aos novos compromissos que deverão ser assumidos com os credores, através de um acordo, que permitirá desbloquear as contas bancárias. 

As dívidas que atormentam a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora remontam ao ano de 2008 e dizem respeito a projectos de arquitectura e especialidades então encomendados a duas firmas, com vista à apresentação de uma candidatura que permitisse requalificar o cineteatro que é sua pertença.

Conforme Miguel Alves explicou ontem de manhã, as dificuldades financeiras encontradas na câmara, com esta e várias outras “surpresas” semelhantes, não tornaram possível encontrar uma solução no tempo dos arquitectos. Sexta-feira passada, chegou a notícia da penhora das contas por parte de uma das empresas, credora de 30 mil euros, a que já acrescem juros e custos que elevam o valor para os 37 mil euros sensivelmente.

Ainda na sexta-feira, Miguel Alves reuniu com a associação humanitária e começou a desenhar-se uma solução, apresentada, ontem, em conferência de imprensa. Entretanto, o advogado dos bombeiros, com as garantias do apo io da câmara, está em vias de conseguir um acordo de faseamento da dívida em 12 prestações e a câmara garante não apenas os primeiros pagamentos, como está a trabalhar para que esta e a outra dívida possam ser pagas, deixando os bombeiros livres para a prestação dos importantes serviços de que a comunidade necessita.

Assim, além dos 15 mil euros, Miguel Alves aproveitou o fim- -de-semana para negociações com os promotores do concerto de Anselmo Ralph, que actuará a 9 de Agosto, em Vila Praia de Âncora, no âmbito do ‘Verão 5 estrelas’ e conseguiu que parte do valor dos bilhetes (2,5 euros por bilhete) revertesse para a associação humanitária. Tendo em conta as previsões para o concerto, esta receita, a juntar ao subsídio extraordinário do município, deverá permitir reunir cerca de 27.500 euros. 

Aqui, entrará também a comunidade, que será chamada a apoiar, através da compra dos bilhetes, os seus bombeiros, tendo o presidente da câmara apelado à participação e ao esforço conjunto.
A câmara porém vai mais longe e está a preparar outros projectos, desde logo a exploração de parques de estacionamento em Vilar de Mouros, nos dias do festival, que beneficiarão também os bombeiros de Caminha.

Miguel Alves revelou também que está a ser preparado um espaço comercial junto à praia, que deverá ser entregue aos Bombeiros de Vila Praia de Âncora para exploração.

Fonte: Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário