INEM Atribui DAE a Bombeiros Municipais de Olhão e de Tavira - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 3 de julho de 2014

INEM Atribui DAE a Bombeiros Municipais de Olhão e de Tavira


Para fazer face ao aumento do número de visitantes das ilhas de Armona e Tavira, no Algarve, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) atribuiu ontem dois equipamentos de desfibrilhação automática externa (DAE) às Corporações de Bombeiros Municipais (BM) que destacam equipas para estas ilhas algarvias durante os meses de verão. 

O Presidente do INEM, Paulo Amado de Campos, fez questão de proceder pessoalmente à entrega dos equipamentos de DAE, medida que considera representar uma “mais-valia muito significativa no socorro a possíveis vítimas de paragem cardiorrespiratória”.

A ilha de Armona conta com uma equipa dos BM de Olhão diariamente disponível entre as 10 e as 19 horas, entre os dias 1 de junho e 31 de agosto. Já o socorro na ilha de Tavira é reforçado no verão por uma equipa dos BM de Tavira, que estará disponível 24 horas por dia, até ao próximo dia 7 de setembro.

De acordo com uma nota recentemente divulgada pelo INEM -http://www.inem.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=28809&noticiaId=52828&pastaNoticiasReqId=41587 - os DAE disponíveis em ambulâncias do INEM, dos Bombeiros e da Cruz Vermelha Portuguesa, foram utilizados 4.558 vezes durante o ano de 2013. 

Destas utilizações, em 532 casos o aparelho recomendou a administração de choque elétrico, sendo que 447 vitimas foram transportadas para uma Unidade Hospitalar com sinais de circulação espontânea. A utilização dos desfibrilhadores traduziu-se assim num número significativo de vidas salvas no próprio local da ocorrência, com recurso ao Suporte Básico de Vida e à utilização de DAE por equipas de tripulantes de ambulância.

O DAE é um dispositivo portátil que permite, através de elétrodos adesivos colocados no tórax de uma vítima em paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não um choque elétrico. Este equipamento regista som, eletrocardiograma, fornece indicações aos reanimadores, analisa os dados e indica o choque ou não, segundo o algoritmo pré-definido.

Fonte: INEM

Sem comentários:

Enviar um comentário