INEM Atendeu 618.882 Chamadas de Emergência nos Primeiros seis Meses do Ano de 2014 - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 27 de julho de 2014

INEM Atendeu 618.882 Chamadas de Emergência nos Primeiros seis Meses do Ano de 2014


Os Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) atenderam, no primeiro semestre deste ano, 618.882 chamadas de emergência. 

Os CODU são centrais de emergência médica responsáveis pela medicalização do número 112, competindo-lhes avaliar os pedidos de socorro recebidos, com o objetivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada ocorrência.

As chamadas efetuadas para o Número Europeu de Emergência – 112 são atendidas primeiramente pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que encaminha para os CODU do INEM todas as chamadas que digam respeito a situações de emergência médica. Assim, as 618.882 chamadas recebidas no primeiro semestre de 2014 significaram mais 34.789 chamadas atendidas em igual período de 2013, o que representa um acréscimo de seis por cento.



Ano - Total 1º Semestre

2012 - 578.748

2013 - 584.093

2014 - 618.882



Assim, os CODU do INEM antederam cerca de 3.400 chamadas de emergência por dia, dando origem ao acionamento de diversos meios de emergência médica pré-hospitalar. 

Ainda de acordo com as estatísticas agora divulgadas pelo INEM, janeiro e março foram os meses em que o CODU atendeu o maior número de chamadas de emergência, com 110.162 e 104.377, respetivamente. Ao invés, nos meses de fevereiro e abril o número de chamadas de emergência atendidas pelos CODU do INEM não chegaram a atingir as 100 mil, contabilizando-se 99.821 e 99.770, respetivamente.

O funcionamento dos CODU é assegurado, 24 horas por dia, por equipas de profissionais qualificados – médicos e técnicos – com formação específica para efetuar o atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de socorro. 

Uma vez mais, o INEM apela à colaboração de todos os cidadãos, aconselhando que em caso de acidente ou doença súbita liguem sempre para o 112 e informem, de forma simples e clara:
A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;
O número de telefone do qual está a ligar;
O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
O número, sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
As queixas principais e as alterações que observa;

As perguntas colocadas pelos profissionais dos CODU são essenciais na atuação do INEM, pois permitem determinar que o tipo de emergência e o meio de socorro mais indicado para dar resposta à situação em questão. Facultar a informação que seja solicitada vai permitir uma assistência mais eficaz, permitindo maior rapidez no envio de socorro.


O INEM lembra ainda que os meios de emergência médica pré-hospitalar devem ser apenas utilizados em situações de emergência, ou seja, situações onde exista perigo de vida iminente ou esteja em causa uma função vital. 

No caso de não se existir necessidade de um qualquer tipo de meio de emergência, as chamadas serão então encaminhadas para a Linha de Saúde 24, que procederá ao aconselhamento adequado à situação. 



Fonte: INEM

Sem comentários:

Enviar um comentário