Um incêndio no município de Cómpeta, na Andaluzia, obrigou à evacuação de cerca de 600 pessoas. Depois de uma operação que durou várias horas, as chamas começam a extinguir-se.
O incêndio que deflagrou, no domingo, num parque natural perto da zona turística da Costa do Sol (Sul de Espanha) obrigou mais de 600 pessoas a deslocar-se para zonas seguras, informou o presidente da assembleia provincial de Málaga, Elias Bendodo. As chamas ameaçaram ainda destruir casas e pontos turísticos.
Mais de 100 bombeiros, vários aviões e helicópteros foram mobilizados para combater as chamas, que segundo as autoridades locais, "forçaram a evacuação preventiva das casas."
De acordo com o anúncio do Centro de Luta contra os Incêndios do governo regional da Andaluzia (Plan Infoca), o fogo ameaçou alastrar para as casas da cidade de Cómpeta, a 50 quilómetros de Málaga, e ainda para áreas do parque nacional da Serra de Tejeda. Agora, e após os esforços dos bombeiros, a situação começa a estabilizar-se.
Uma das regiões mais quentes da Europa
No ano passado, os incêndios florestais em Espanha destruíram cerca de 27 mil hectares, segundo os dados divulgados pelo Governo espanhol. Já em Portugal, em 2013, os incêndios florestais foram particularmente graves, tanto pela elevada extensão da área ardida (cerca de 140 mil hectares) como pelas perdas humanas sofridas, dizem os dados do relatório do Governo português intitulado "Os grandes incêndios florestais e os acidentes mortais ocorridos em 2013".
A região Andaluza é uma das mais quentes da Europa, com verões secos e invernos com chuvas irregulares. Em julho e agosto as temperaturas chegam a atingir os 40 graus centígrados. A Andaluzia tem 22 parques naturais, que se estendem desde as zonas costeiras até às regiões montanhosas e que perfazem uma área total de 4,4 milhões de hectares.
Fonte: Expresso
Sem comentários:
Enviar um comentário