Anúncio foi feito durante a comemoração dos 133 anos da corporação que benzeu uma nova viatura de socorro.
António Rodrigues vai manter-se como comandante dos Bombeiros Voluntários de Penafiel por mais cinco anos.
O anúncio foi feito durante a sessão solene que assinalou os 133 anos da corporação, no passado domingo.
"O mandato do comandante António Rodrigues terminava este ano, mas já decidimos pela continuidade", afirmou José Nunes, presidente da direcção da associação humanitária.
Aceitando o desafio, o comandante dos soldados da paz penafidelenses agradeceu a confiança da direcção e sustentou que "nenhum comandante é bom sem ter bons bombeiros".
O dia serviu também para atribuir medalhas e fazer homenagens. A corporação benzeu ainda uma nova ambulância de socorro.
Gestão rigorosa mantém as contas em dia
Em dia de aniversário foram muitas as intervenções. A primeira foi do presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária, Rodrigo Lopes, que elogiou o corpo de bombeiros, felicitando a estrutura do comando pela forma "coesa, disciplinada e competente como exerce funções" e a direcção pela "gestão rigorosa e responsável".
De gestão falou também José Nunes. "O ano de 2013 não foi fácil e no primeiro semestre de 2014 continuam as mesmas dificuldades que põem à prova as associações humanitárias, mas os bombeiros estão sempre prontos quando o socorro é necessário", sustentou o dirigente. Ainda assim, e como tem acontecido em anos transactos, o presidente da direcção dos Bombeiros de Penafiel fez questão de realçar que as contas da instituição continuam "religiosamente em dia". Coube ainda a José Nunes anunciar a continuidade de António Rodrigues como comandante da corporação.
"Obrigado pela confiança e estima pela minha pessoa", disse o comandante, realçando que os cinco anos do novo mandato começaram já este domingo. Presente na sessão solene, José Morais, representante da Liga dos Bombeiros Portugueses referiu que a estabilidade de uma corporação passa muito pelo comando. "Hoje houve um contributo importante para o futuro e estabilidade deste corpo de bombeiros", afirmou.
Câmara de Penafiel é "exemplo nacional" por pagar taxas moderadoras aos bombeiros
Ainda antes de o presidente da Câmara discursar e falar dos apoios que a autarquia tem atribuído às corporações de bombeiros do concelho, José Miranda, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, já elogiava uma das últimas medidas do município. "O Governo acabou com as taxas moderadoras para os bombeiros, a Câmara ao repô-las está a ser um exemplo nacional", disse.
Mais uma vez, Antonino de Sousa justificou o atraso na aquisição dos equipamentos de protecção individual para os bombeiros do concelho, e adiantou que estes chegarão até ao final do Verão. O autarca lembrou ainda que está aprovado e pronto a entrar em vigor o protocolo de vigilância das florestas, que dá mais algum apoio às corporações. "Apesar das dificuldades que existem estamos a cumprir com o apoio financeiro aos bombeiros.
Pomos sempre a Protecção Civil em primeiro lugar", sustentou o presidente da Câmara, acrescentando que a Câmara vai apoiar, com 25% do total do valor, a aquisição de novas viaturas já referenciadas pelas três corporações.
Por fim, o autarca falou das novas medidas integradas no regulamento municipal de apoio aos bombeiros: a que dá preferência a bombeiros funcionários de outras Câmaras que queiram pedir transferência para a Câmara de Penafiel e a que isenta os soldados da paz de taxas moderadoras quando recorrem às urgências dos hospitais. "E isto não fica por aqui", prometeu.
Como é hábito, o dia de aniversário foi aproveitado para atribuir medalhas aos bombeiros. Nos 133 anos da corporação de Penafiel três bombeiros foram promovidos à 1.ª classe e foram ainda entregues várias medalhas de assiduidade, grau bronze e prata, e de dedicação, de grau ouro (por 20 e 25 anos de serviço).
Os Bombeiros Voluntários de Penafiel homenagearam ainda o ex-comandante dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, Luís Neves. Ilídio Conceição Silva (já falecido), que ofereceu um jipe à corporação, foi também homenageado.
Fonte: Verdadeiro olhar
Sem comentários:
Enviar um comentário