Imagem Ilustrativa |
TOMAR – Decorreu esta manhã, na sede da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo a assinatura da Adenda aos Acordos de Parceria no âmbito da Aquisição de Equipamentos de Proteção Individual para Combate a Incêndios em Espaços Naturais no Médio Tejo (EPI’S), para os corpos de bombeiros e serviços de proteção municipal das 13 autarquias do Médio Tejo.
Pretende-se dotar os Corpos de Bombeiros pertencentes aos Quadros Ativos e aos Quadros de Comando do Médio Tejo, com equipamentos de proteção individual para combate a incêndios em espaços naturais, abrangendo um total de 50% dos efetivos. Este tipo de equipamento está de acordo com o aferido conjuntamente com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e o Comando Operacional de Operações de Socorro (CDOS de Santarém), bem como, com as respetivas autarquias.
Esta adenda foi assinada com as seguintes 17 Corporações de Bombeiros:
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ABRANTES
MUNICIPIO DE ALCANENA
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MINDE
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CONSTÂNCIA
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO ENTRONCAMENTO
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE FERREIRA DO ZÊZERE
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MAÇÃO
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE OURÉM
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CAXARIAS
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE FÁTIMA
MUNICÍPIO DE SARDOAL, pelos Bombeiros Municipais do Sardoal
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE TORRES NOVAS
MUNICÍPIO DE TOMAR, pelos Bombeiros Municipais de Tomar
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VILA NOVA DA BARQUINHA
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SERTÃ
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VILA DE REI
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CERNACHE DO BONJARDIM
Estiveram de igual modo presentes nesta assinatura, o Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Agrupamento Centro Sul, Joaquim Chambel; o Comandante Operacional Distrital de Castelo Branco, Rui Esteves e o Comandante Operacional Distrital Operações de Socorro de Santarém, Mário Silvestre.
A CIMT atualmente encontra-se em condições de efetuar a entrega referente aos capacetes florestais e aos capuzes de proteção florestal (cogulas). Ainda durante o mês de julho podem de igual modo ser efetuadas as entregas dos fatos de proteção individual.
Importa indicar, que está novamente a ser lançado o concurso para a aquisição das botas e das luvas de combate a incêndios, pelo facto de quando foi lançado inicialmente, o mesmo ter ficado deserto.
As luvas e botas, ainda não foram adjudicadas, porque os valores unitários de referência para o concurso, fornecidos pela ANPC, foram insuficientes de forma a obtermos equipamentos certificados de acordo com as normas.
A ANPC lançou muito recentemente um novo procedimento para aquisição de EPI’s onde se denota que os valores unitários são substancialmente superiores aos valores que anteriormente deram como referencia para a CIMT.
Neste contexto a CIMT já deliberou em Conselho Intermunicipal avançar com um novo procedimento para aquisição de luvas e botas, considerando um valor base necessário de forma a se obter estes equipamentos devidamente certificados de acordo com os requisitos legais.
Os Municípios do Médio Tejo, pretendem evitar que as corporações fiquem desprovidas de equipamento individual adequado, por forma a dar resposta às necessidades que vão surgindo.
Fonte: Local.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário