Autarquias que Têm Bombeiros Municipais são Discriminadas Negativamente - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 19 de julho de 2014

Autarquias que Têm Bombeiros Municipais são Discriminadas Negativamente

O presidente da Câmara de Alpiarça, Mário Pereira (CDU), aproveitou a presença do comandante operacional do agrupamento Centro Sul, Joaquim Chambel, e o comandante distrital, Mário Silvestre, na cerimónia de tomada de posse do novo comandante dos Bombeiros Municipais de Alpiarça, Hugo Teodoro, para demonstrar a sua preocupação relativamente ao facto das autarquias que possuem bombeiros municipais terem uma “enorme carga financeira quando comparados com os concelhos que dispõem de bombeiros voluntários ou associações humanitárias”. 

O autarca explicou que gastam cerca de 400 mil euros por ano com os bombeiros. “Este foi o maior investimento feito pela Câmara de Alpiarça nos últimos 15 anos. As autarquias que têm corporações municipais são discriminadas negativamente porque o encargo é grande”, reforçou.

Após a tomada de posse do novo comandante, que se realizou na terça-feira, 15 de Julho, no quartel, a corporação recebeu também uma nova Viatura Urbana de Combate a Incêndios (VUCI) que os Bombeiros Municipais de Alpiarça “benzeram” com champanhe uma vez que o pároco da freguesia não pôde estar presente. Além da VUCI, os soldados da paz receberam também 40 equipamentos de protecção individual e 80 fardamentos completos.

A viatura e os equipamentos foram adquiridos no âmbito de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que comparticipa com 85 por cento de fundos comunitários, num valor total de cerca de 300 mil euros. À Câmara de Alpiarça cabe o pagamento de 34 mil euros. Esta candidatura foi uma iniciativa conjunta das federações distritais de bombeiros de Santarém, Portalegre e Évora.

A VUCI está equipada também com o mais moderno material de desencarceramento para dar uma resposta rápida a acidentes nas áreas urbanas, além de estar vocacionada para o combate a incêndios urbanos e industriais. Na cerimónia estiveram presentes, além do executivo municipal, presidente da Junta de Freguesia de Alpiarça e elementos da assembleia municipal.

Fonte: O Mirante

Sem comentários:

Enviar um comentário