Castelo de Paiva: Câmara Municipal Promove Ação de Sensibilização Sobre as Florestas e os Incêndios - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 1 de junho de 2014

Castelo de Paiva: Câmara Municipal Promove Ação de Sensibilização Sobre as Florestas e os Incêndios

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, em parceria com o SEPNA da GNR, promove no próximo dia 6 de junho, pelas 18 horas, no espaço do Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma ação de sensibilização sobre as Florestas e os Incêndios, destinada a produtores florestais e à população no geral.

Trata-se de uma iniciativa orientada para incentivar o gosto e dinamizar a aprendizagem que todos devem ter para preservar a natureza e promover uma consciência mais ecológica, com a particularidade de se evidenciar, numa palestra saudável, os melhores conselhos e posturas para salvaguardar a floresta como património inestimável e fator de desenvolvimento económico.

Para além do presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, vão estar presentes o vereador do Pelouro do Ambiente, António Rodrigues, João Dias, presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva e um técnico representante da Associação Florestal do Vale do Sousa, entre autarcas, agentes económicos e muitos proprietários que, no concelho, se dedicam à atividade da exploração florestal.

O edil Gonçalo Rocha destaca o interesse desta ação e não deixa de reconhecer a importância e contributos da floresta como fonte de oxigénio e matérias-primas, bem como o interesse da exploração florestal na economia do concelho e, ao mesmo tempo, evidenciar a necessidade de promover uma mudança de atitudes e comportamentos face aos elementos naturais, sempre tendo em conta a preservação ambiental e os cuidados que se deve ter para manter uma natureza mais saudável e apetecível.

O Núcleo de Proteção Ambiental da GNR – Destacamento de Oliveira de Azeméis, que vai orientar esta ação de sensibilização para os fatores de risco, para os cuidados que se devem ter ao nível da proteção florestal e no interesse económico da atividade florestal para as populações aos mais diversos níveis, recorda a propósito da temática dos incêndios florestais e suas consequências que, “a intervenção humana, nomeadamente, através da má gestão dos povoamentos florestais, de práticas agrícolas incorretas e de atitudes negligentes ou mesmo intencionais, têm feito aumentar drasticamente a frequência de incêndios, pondo em causa a regeneração das florestas, e a proteção dos próprios cidadãos e seus bens”.


Fonte: A Verdade

Sem comentários:

Enviar um comentário