A Estrela da Vida - O Que Deve Saber - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 2 de junho de 2014

A Estrela da Vida - O Que Deve Saber

A capacidade de resposta adequada, eficaz e em tempo oportuno dos sistemas de emergência médica às múltiplas situações de emergência é um pressuposto essencial para o funcionamento adequado da Cadeia de Sobrevivência.

O INEM, na sua missão diretamente ligada ao funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), tem como principal tarefa, a prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes no SIEM (hospitais, bombeiros, polícia, etc.).

Os passos dados na resposta à emergência podem ser apresentados num ciclo, representados na Estrela da Vida:

Deteção: momento em que alguém se apercebe da existência de uma situação em que é necessário socorro, desenvolvendo ações que têm como objetivo evitar o agravamento da situação.

Alerta: fase em que se contactam os meios de socorro.

Pré-socorro: conjunto de gestos simples que podem ser concretizados até à chegada de socorro especializado.
Socorro no local do acidente: início do tratamento efetuado às vítimas, com o objetivo de melhorar o seu estado ou evitar que este se agrave.

Cuidados durante o transporte: transporte do doente desde o local da ocorrência até à unidade de saúde adequada, garantindo à vítima a continuação dos cuidados de emergência necessários.

Transferência e tratamento definitivo: fase de tratamento definitivo corresponde ao tratamento da vítima no serviço de saúde adequado e pode incluir a intervenção de um estabelecimento de saúde onde ocorrem cuidados de estabilização e a posterior transferência para um hospital onde ocorre o tratamento mais adequado à situação.

A colaboração do cidadão é ESSENCIAL nas fases de Deteção e Alerta! A Emergência Médica começa em si!
Colabore com o INEM. Juntos, podemos salvar vidas.


Fonte: INEM

Sem comentários:

Enviar um comentário