Alunos da Escola Secundária de Castelo de Paiva vão receber formação em suporte básico de vida - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 18 de dezembro de 2022

Alunos da Escola Secundária de Castelo de Paiva vão receber formação em suporte básico de vida

 


O município de Castelo de Paiva, em parceria com a Escola Secundária de Castelo de Paiva e a Associação Nacional de Emergência Socorro e Catástrofe (ANESC) vão promover uma Ação de Formação em Suporte Básico de Vida, certificada pelo INEM.


A iniciativa vai acontecer pela primeira vez no dia 20 de dezembro, a partir das 14h30, e é destinada aos alunos da Escola Secundária de Castelo de Paiva. Esta decisão surge no âmbito dos compromissos sociais e educativos do município.      


A parceria surge no âmbito de um projeto da ANESC de nome “Somos Um”, um programa que tem como objetivo dar formação a grupos de alunos anualmente, de forma a ser “um instrumento de cidadania e literacia em saúde, despertando as novas gerações para a importância destas formações na preservação e proteção do nosso maior bem que é a vida”, explica o município em comunicado.


Desta forma, a ANESC é “uma associação sem fins lucrativos que garante formação certificada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ministrada por médicos e enfermeiros”, neste sentido, cada um dos alunos irá conhecer os procedimentos básicos de socorro e poderá dotar-se de ferramentas para “salvar uma vida”.


No evento irá participar o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha, a diretora do Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva, Pedro Luís, presidente da ANESC, Filipe Serralva, diretor médico do projeto SOMOS UM, Jorge Brandão, coordenador do projeto SOMOS UM, Cristina Vaz de Almeida, presidente da SPLS e João Paulo Carvalho, presidente da Secção Regional Norte da OE.


Durante a cerimónia será também assinado um protocolo de colaboração entre a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde e a Associação Nacional de Emergência Socorro e Catástrofe, momento que irá contar com a presença de José Ribeiro, Enfo Gestor.


Esta iniciativa conta, ainda, com o apoio da Ordem dos Enfermeiros (OE) e da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS).


Fonte: A Verdade

Sem comentários:

Enviar um comentário