Um em Cada Seis Concelhos com Incidência Zero de Covid-19 - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 29 de março de 2021

Um em Cada Seis Concelhos com Incidência Zero de Covid-19

 


Apenas nove municípios ficam de fora da lista de risco moderado, a classificação mais baixa da escala. O único concelho com risco muito elevado é Machico, na ilha da Madeira.


Portugal segue livre de risco extremo de infeção pelo SARS-CoV-2. Machico, concelho da ilha da Madeira, é o único que integra a lista de risco muito elevado, com um nível de incidência de 601 casos por 100 mil habitantes.


No total, 15% dos concelhos portugueses apresentam uma incidência cumulativa a 14 dias igual a zero. Este indicador não quer dizer, necessariamente, que os municípios estejam completamente livres de casos. É possível, no entanto, concluir que a situação epidemiológica nestes municípios está controlada.


Numa comparação face à anterior semana de análise, 77 concelhos registam um aumento de casos de Covid-19. Os restantes 75% apresentam um nível de incidência igual ou inferior ao apresentado nos sete dias precedentes à avaliação.


Funchal, Ponta do Sol, Santa Cruz, Câmara de Lobos, no arquipélago da Madeira, e Serpa, no distrito de Beja, que na semana passada integravam a lista de municípios com maior risco de infeção, apresentam agora o maior decréscimo de incidência, a nível nacional.


Entre 10 e 23 de março, 299 dos 308 concelhos portugueses apresentaram risco de infeção por SARS-CoV-2 moderado, a classificação mais baixa da escala.


A Direção-Geral da Saúde divulga, desde dia 16 de novembro, o mapa de incidência cumulativa de infeção por município. O indicador corresponde ao número de novos casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes.


Este é um dos três critérios adotados pelo Governo português na avaliação de risco de infeção de cada concelho. Foram definidos quatro níveis de risco: moderado, elevado, muito elevado e extremamente elevado.


Os níveis diferem em número de incidência. Municípios com incidência inferior a 240 casos por 100 mil habitantes integram a lista de risco moderado.


Na lista de risco elevado entram os concelhos com uma incidência entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes. Segue-se o risco muito elevado, entre 480 e 960.


No nível máximo de risco - extremamente elevado - estão os concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes.


Portugal regista esta segunda-feira mais 6 mortes e 309 novos casos de Covid-19, avança o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).


Desde a chegada da pandemia, em março do ano passado, Portugal tem confirmados 16.843 óbitos e mais de 820 mil casos.


Fonte: Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário