A Câmara Municipal do Cartaxo está a promover ações de formação para mais de 70 assistentes operacionais das escolas e jardins de infância do concelho, numa ação que conta com o apoio do dos Bombeiros Municipais.
As auxiliares de educação, que se dividem entre os dois agrupamentos do concelho, D. Sancho I, em Pontével, e Marcelino Mesquita, no Cartaxo, estão a aprender técnicas que lhes permitem prestar primeiros socorros e saber que protocolos seguir em situação de acidente, como, por exemplo, em casos de paragens cardiorrespiratórias.
Esta formação, segundo uma nota de imprensa da autarquia, "inclui conceitos teóricos e simulação prática, abordando todos os passos que se devem seguir numa primeira intervenção, até à chegada dos meios de socorro".
“Cuidar de crianças e jovens é uma competência da maior responsabilidade, pelo que garantir que os trabalhadores da autarquia estão preparados para agir em caso de acidente é uma obrigação à qual daremos prioridade”, frisa o presidente da Câmara, Pedro Magalhães Ribeiro, acrescentando que “são ações como esta que, apesar de não terem muita visibilidade, marcam a qualidade do serviço que a autarquia presta”.
Segundo André Ferreira, o bombeiro responsável pela formação, numa situação de paragem cardiorrespiratória “cada minuto conta, porque a cada minuto aumenta, em média, entre 7% e 10% a probabilidade de sobrevivência, sendo crucial intervir desde o primeiro momento”.
Fonte: Rede Regional