No dia 24 de janeiro a vila de Cerva recebeu a primeira edição da Rota do Póio TT.
Com a intenção de angariar fundos para a compra de um desfibrilhador, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cerva e os pilotos do C@fé Team, grupo de amigos amantes das motas, juntaram-se e organizaram um passeio todo o terreno destinado a motas de 2 e 4 rodas.
Tiago Silva, um dos bombeiros, explicou que “a ideia deste evento surgiu mesmo da necessidade de compra do desfibrilhador que é necessário para a ambulância da corporação”. O bombeiro realça também o quão trabalhoso é organizar um passeio deste tipo e que sem a ajuda dos pilotos do C@fé Team seria mais difícil a ideia concretizar-se.
Já Vitor Avelino, piloto do C@fé Team, diz que “foi muito bom unir a paixão e o vicio pelas duas rodas a fins solidários”. Agradeceu também à Câmara Municipal de Ribeira de Pena e à União de Juntas de Freguesia de Cerva e Limões que apoiaram o evento.
A Rota do Póio TT contou com cerca de 77 pilotos, entre eles alguns espanhóis.
Os motores começaram a aquecer pelas 8h30 no gimnodesportivo da vila, onde eram feitas as inscrições. De seguida os pilotos tiveram direito ao pequeno-almoço no quartel dos bombeiros.
A trilha começou em Quintela, junto à escola primária. Depois os participantes dirigiram-se a Adoria e desceram até Rio Mau. As duas primeiras extremes estavam no ponto a seguir, Asnela. Os pilotos passaram também por Bormela e Agunchos onde apanharam a ligação para a Mata Loba (Arosa) e foi junto à pista de motocross que foi servido o reforço alimentar a meio da manhã. O ponto seguinte foi a extreme das 7 curvas, umas das mais bravas e técnicas partes do percurso. Após passarem o Marco Branco, dos melhores pontos do passeio, os motards dirigiram-se a Ribeira de Pena. Seguiram-se mais três extremes, que fizeram as delicias dos pilotos, e chegaram a Bustelo onde o almoço foi servido na escola primária.
Depois do almoço seguiram caminho até à Póvoa onde apanharam um trilho em direção às eólicas de Alvadia. De seguida a descida até Cabriz, um dos pontos mais duros do percurso. Aqui os pilotos mais corajosos podiam tentar subir o famoso tubo, local de várias quedas e espetáculo.
O percurso terminou com a descida às minas do São João. Daí regressaram ao gimnodesportivo para tomar banho antes do jantar que foi servido na escola de Cerva.
Os participantes da Rota do Póio TT destacaram a parte solidária do evento, as maravilhosas paisagens que tiveram oportunidade de observar e o percurso que estava muito bem fitado. Felicitaram também a organização pela iniciativa que foi bem conseguida. Houve ainda quem confirmasse a participação numa possível segunda edição do evento. “Nuestros hermanos” elogiaram a hospitalidade da comunidade, as paisagens e disseram que nunca tinham participado neste tipo de passeios na Galiza.
O objetivo foi alcançado e a corporação dos bombeiros conseguiu angariar uma boa ajuda para a compra do equipamento. Fica o desejo de uma nova edição da Rota do Poio TT.
Autor:Inês Machado
