Anabela Rodrigues: A Ministra que Vai Comandar 63 mil Homens - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Anabela Rodrigues: A Ministra que Vai Comandar 63 mil Homens

Toma hoje posse, pelas 12h00, a primeira mulher a assumir a pasta da Administração Interna em Portugal. Anabela Rodrigues, docente universitÔria de Coimbra, foi a eleita por Pedro Passos Coelho para assumir as funções que até domingo estavam a cargo de Miguel Macedo. A partir de hoje, esta mulher vai comandar mais de 63 mil homens, escreve o Jornal de Notícias (JN).

Anabela Rodrigues, de 60 anos, sucede esta manhã a Miguel Macedo. A docente universitÔria de Coimbra toma posse pelas 12h00 numa cerimónia que marcarÔ a entrada para o Governo daquela que é a primeira mulher a tomar as rédeas da pasta da Administração Interna.

A partir de hoje, a professora de Direito e Processo Penal vai ter sob o seu comando perto de 77 mil efetivos, dos quais 63 mil são homens. Agentes da PSP, militares da GNR, membros do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), da Direção-Geral da Administração Interna (DGAI) e da Prevenção RodoviÔria Portuguesa (PRP) vão estar sob as suas ordens.

No arranque das novas funƧƵes, a ministra tem em mĆ£os nĆ£o só o escĆ¢ndalo dos vistos gold – que levaram ao pedido de demissĆ£o por parte de Miguel Macedo – como tambĆ©m questƵes relacionadas com o estatuto profissional da PSP, a lei orgĆ¢nica e os horĆ”rios de serviƧo na GNR, a admissĆ£o de pessoal no SEF para fazer frente Ć  carĆŖncia de recursos no organismo e a revisĆ£o da Lei das Bases e da Lei do Financiamento dos bombeiros, escreve o Jornal de NotĆ­cias (JN).

A escolha de Anabela Rodrigues contou com a recomendação de José Pedro Aguiar-Branco, de quem é amiga e jÔ tinha recebido um convite, em 2004 (quando era ministro da Justiça), para liderar o Centro de Estudos JudiciÔrios.

A tomada de posse da nova ministra estÔ agendada para o meio-dia de hoje, em Belém, e fica marcada pela decisão de Pedro Passos Coelho em não fazer uma nova remodelação no Governo. Fernando Manuel de Almeida Alexandre serÔ reconduzido no cargo de secretÔrio de Estado-adjunto da nova ministra e João Pinho de Almeida manterÔ o cargo de secretÔrio de Estado da Administração Interna.

Fonte: Lusa